Confiar na soberania de Deus não deveria me fazer parar de orar? – Igreja Gileade de Juazeiro do Norte

Temos falado sobre a soberania de Deus em episódios recentes… A soberania total de Deus deveria nos fazer menos inclinados a orar, já que podemos entregar todas as coisas em suas mãos? A pergunta é de uma ouvinte chamada Jenn.

“Querido Pastor John, eu tenho ouvido seu podcast faz muito tempo. Acredito ser verdade o que você sempre diz sobre Deus ser mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nele, isso é algo que ressoa profundamente no meu espírito. Minha pergunta para você é esta: Você acha que uma pessoa pode estar tão satisfeita em Deus que isso a leva a não ter o desejo de pedir nada a ele? Mesmo quando as coisas parecem dar errado, tenho a tendência de sentir profundamente que o louvor, em vez de petição, está no meu coração. Muitas vezes louvo ao Senhor em ação de graças, que considero ser uma espécie de oração, mas raramente peço ou busco a intervenção de Deus.

“Em I Samuel, quando Israel implora a Deus por um rei, Deus os adverte contra suas orações, mas como eles persistem, ele finalmente diz a Samuel para ouvir o povo e dar-lhes um rei (1 Samuel 8.7, 22). Então, orações podem mascarar desejos que são opostos aos desejos de Deus. Isso me assombra. Será que o que eu oro para que as coisas mudem seria mesmo um desejo santo? Conclusão: Acho que me sinto mais segura e feliz aceitando, na fé, o que quer que o Senhor traga em minha vida, ao invés de pedir para ele mudar essas coisas. Isso é uma abordagem errada da vida com Deus?”

 

Bem, sim, é uma abordagem errada da vida, mas talvez não pela razão que você pensa. Não discordo que você tenha dito várias coisas muito verdadeiras, muito importantes. Por exemplo, você diz que “orações podem mascarar desejos que são opostos aos desejos de Deus.” Isso é verdade, porque Tiago 4.3 diz: “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.” Então, claramente, podemos tratar Deus como um mensageiro em nossas orações, e quando o sino toca e enviamos nossa oração, nós dizemos a ele para nos trazer coisas que nós vamos usar de forma errada. Então, isso mesmo. Essa é uma observação crucial.

Você também diz que “há circunstâncias em que me sinto tão confiante e satisfeito com os propósitos e desígnios de Deus na minha vida e nos dos outros que me falta o desejo de pedir algo a ele.” Bem, sim, há momentos na vida em que é exatamente assim que devemos nos sentir. Quando Cristo deixou claro a Paulo que o espinho na carne era a vontade de Deus, ele parou de orar para que o espinho fosse removido e disse: “mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo” (2 Coríntios 12.9).

Orações passivas e ativas

Mas o problema com sua abordagem à oração é que você enquadrou a questão da oração de tal forma que ela trata a oração apenas como uma resposta ao que acontece com você, em vez de tratar a oração também como uma ferramenta de intervenção poderosa na vida de outras pessoas pelas quais você ora. Por exemplo, você diz: “Eu me sinto mais seguro e feliz aceitando, na fé, o que o Senhor traz em minha vida, em vez de pedir-lhe para mudar essas coisas.” Assim, você enquadrou a questão inteiramente em termos de você como um destinatário passivo com Deus trazendo coisas em sua vida, em vez de enquadrar a questão da oração também em termos de você ser uma pessoa ativa no mundo, buscando cumprir a vontade graciosa de Deus enquanto você ama outras pessoas.

Então, deixe-me tentar fazer assim. Faça esta pergunta (acho que todos nós devemos fazer esta pergunta em nossas vidas): A oração é um rádio comunicador em tempo de guerra, ou é um interfone doméstico para chamar o mordomo para pedir outro travesseiro? Agora, se a oração é principalmente um interfone doméstico para chamar o mordomo para trazer outro travesseiro, sua abordagem à vida faz sentido — a saber, deixe o mordomo sozinho e contente-se com o travesseiro que ele trouxe ontem. Certo, isso é bom.

Mas se a oração é um rádio comunicador em tempo de guerra projetado para chamar o poder divino do quartel-general militar para dar-lhe a capacidade de derrotar o diabo, e vencer a tentação, e assumir riscos piedosos por amor, e espalhar o evangelho em lugares perigosos, e resgatar os prisioneiros espirituais por trás de linhas demoníacas, e estabelecer justiça, e fazer atos de misericórdia, sua abordagem à oração é totalmente inadequada.

Orações que geram frutos

Então, a grande questão é: O que é oração? O que é principalmente na Bíblia? Aqui está o que Jesus disse em João 15.16: “Eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto… a fim de que [essa é uma frase crucial] tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”.Em outras palavras, eu coloquei você em uma missão frutífera para que você obtenha respostas de oração. Essa é a lógica desse versículo. O que significa que a oração é para o fortalecimento da missão que você recebeu do quartel general. A oração é um rádio comunicador em tempo de guerra, e não basicamente um interfone doméstico.

Paulo disse: “Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos.” (Romanos 10.1). Ele está falando de seus parentes judeus. A oração é para a salvação das almas perdidas, e há muitas almas perdidas no mundo. Oh meu Deus, ele está falando de invadir o domínio de Satanás e libertar cativos!

Paulo disse em Efésios 6.17-18, “Toma . . a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todos os momentos no Espírito.” Então, “pegue a espada . . orando.” A oração é para o empoderamento de empunhar “a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”, enquanto batalhamos contra o maligno.

Jesus disse: “Ore fervorosamente ao Senhor da seara para enviar trabalhadores para a sua seara” (Mateus 9.38; Lucas 10.2). Em outras palavras, a oração é um rádio comunicador em tempos de guerra para chamar o quartel general e dizer: “Reforços, por favor! Reforços! Temos uma missão a cumprir e não temos pessoas suficientes para o fazer. Deus, envie os reforços.”

Jesus disse: “Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está no céu dará boas coisas àqueles que lhe pedirem!” (Mateus 7.11). Em outras palavras, ore. Ele lhe dará coisas boas. E então ele diz, “Portanto [outra frase crucial] tudo o que você deseja que os outros façam a você, faça também a eles” (Mateus 7.12). Qual é o significado disso? A oração é um rádio comunicador em tempos de guerra para chamar toda a capacitação necessária para tratar os outros da maneira que gostaríamos de ser tratados.

Reformulação da Oração

Então, eu gostaria de encorajá-lo a reformular a maneira como você pensa sobre a oração. A questão não é principalmente: posso me contentar como um destinatário passivo das circunstâncias que Deus traz? Em vez disso, a pergunta é: Eu tenho dentro de mim todo o poder necessário para fazer todas as coisas que sou ordenado a fazer na Bíblia? E a resposta é que você não tem. E eu também não. Nenhum de nós tem em nós o poder necessário para fazer o que nos é dito na Bíblia. Devemos ter o poder de Deus, e ele nos ensinou a pedir por ele.

Não temos o poder de santificar o nome de Deus. Devemos pedir por isso.

Não temos o poder de buscar primeiro o seu reino. Devemos pedir por isso.

Não temos o poder de fazer a vontade dele do jeito que é feito no céu. Devemos pedir por isso.

Não temos nem o poder de nos alimentar. Temos que pedir o pão de cada dia.

Não temos o poder de perdoar aqueles que nos ofendem. Temos que pedir essa graça.

Não temos o poder de escapar da tentação. Devemos pedir por esse livramento.

Em outras palavras, não tenha medo de estar pedindo a coisa errada quando estiver pedindo ajuda divina para fazer o que Deus lhe disse para fazer. E praticamente tudo o que ele nos disse para fazer, não podemos e não devemos fazer em nossa própria força, mas na força que ele nos supre. E ele determinou que ele vai fornecer esse poder em resposta à oração, e é por isso que Paulo disse: “Orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5.17). Porque temos coisas a fazer em cada momento da nossa vida as quais não somos capazes, e ele espera que nos apoiemos nele para fazê-lo.

Então, vamos ser um povo que durante todo o dia está usando este indispensável rádio comunicador de guerra para pedirmos a ajuda que precisamos e, assim,  lutarmos o bom combate da fé.

 


Conheça os livros de John Piper pela Editora Fiel – clique aqui.

Veja mais episódios do John Piper Responde – clique aqui!


Fonte: https://gileadejuazeiro.com.br/confiar-na-soberania-de-deus-nao-deveria-me-fazer-parar-de-orar/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *